Ultrassonografia

ultra-som
3d ultra-som

A ultrassonografia, serve para monitorar a saúde e bem estar do feto durante a gestação.

Consiste em um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, as imagens são formadas e caso necessário, investigadas por um médico.

 

Inofensivo, o exame é usado principalmente em crianças e gestantes, seja como parte do pré-natal ou no rastreamento de males em recém-nascidos.

Na ginecologia e obstetrícia, a ultrassonografia é uma ferramenta importantíssima  permitindo uma avaliação dinâmica de um estágio inicial de gravidez e de respostas do organismo a diferentes procedimentos de reprodução assistida, além de detectar questões a estruturais e anatômicas como: monitorização de um ciclo menstrual à estimulação para ovulação, crescimento de folículos e do preparo do endométrio para implantação do embrião no útero.

O ultrassom deve ser realizada logo no início da gravidez, no primeiro trimestre. Na primeira ecografia se define a IG (idade gestacional), é a partir dela que se cria um parâmetro para estimar a evolução e o tempo da gravidez.