Parto Humanizado

O que significa um parto humanizado?

Há muita polêmica e dúvida sobre o assunto, muitas mães acham que parto humanizado é sempre parto normal realizado em casa ou na banheira, mas esse termo “parto humanizado” significa muito além disso.

O parto, (normal ou cesárea), humanizado significa que é aquele parto em que as decisões da mulher são levadas muito mais em conta do que em um parto convencional.

Isso significa deixar a natureza fazer o seu trabalho, realizar o mínimo de intervenções médicas desnecessárias e sempre levar em conta a segurança e a saúde dela e do bebê.

Para isso acontecer, é preciso que mãe e bebê estejam bem durante o processo do parto, sem nada que exija cuidados extras.

Como é o parto humanizado hospitalar?

A equipe procura criar um ambiente acolhedor dentro do hospital, amenizando possíveis interferências hospitalares no processo do parto.

O parto humanizado hospitalar pode ser realizado na água, de cócoras, na banqueta, na cama ou na posição que a mulher considerar mais adequada.

Outra característica importante de se destacar acerca do Parto Humanizado é que as intervenções só são feitas quando necessárias.         

Uma cesárea pode ser um parto humanizado?

A cesárea pode sim ser realizada de uma maneira mais humanizada, porém não podemos esquecer que a cesárea é um procedimento cirúrgico e existem cuidados que não podem ser deixados de lado para não comprometer a saúde da mamãe.

Pequenos cuidados podem deixá-la mais humana:

1. Manter sempre o acompanhante ao lado;

2. Controlar o ruído e a luz da sala (exceto a luz da mesa cirúrgica);

3. Colocar uma música agradável durante o procedimento;

4. Ter os braços livres;

5. Não sedar a mãe;

5. Retirar o campo cirúrgico  para que a mãe assista o nascimento do bebê;

6. Clampear o cordão umbilical após ele parar de pulsar;

7. Diminuir a manipulação desnecessária com o bebê;

8. Fazer o contato pele-a-pele e colocar o bebê para mamar o mais rápido possível.

Quero fazer cesárea, como ela pode ser mais humanizada?

Uma alternativa seria esperar que entre em trabalho de parto, salvo em situações clínicas onde não se pode aguarda-lo e a cesárea deva ser agendada. Mesmo sendo agendada, converse com seu médico para que o procedimento seja o mais humanizado possível.

Converse com seu médico e tire suas dúvidas quanto ao parto humanizado.

ONDE ESTAMOS

Hospital Santa Helena
SHLN Quadra 516 Conjunto D
Asa Norte, Brasília

Marcação de Consultas e Exames
61.3215-0000