Parto Normal X Cesárea

É um segmento da fisioterapia que utiliza técnicas específicas com o objetivo principal de melhorar a qualidade e a coordenação dos músculos do assoalho pélvico.

O assoalho pélvico nada mais é que um grupo de músculos, fáscias e ligamentos responsáveis por “fechar” a pelve e sustentar os órgãos pélvicos e abdominais. Esses músculos se localizam na região da “bacia”, envolvendo e sustentando órgãos como bexiga, útero, vagina, intestino e ânus.

Durante a gestação, o assoalho pélvico auxilia na sustentação do útero gravídico e, portanto, acaba sendo sobrecarregado pelo aumento do volume e peso uterino.

Além de forte, o assoalho pélvico também precisa estar treinado para se ter a coordenação e a capacidade de se alongar essa musculatura. Durante a fase expulsiva do trabalho de parto é importante que os músculos possam ser alongados durante a passagem do bebê no canal vaginal, evitando dessa forma possíveis lacerações e lesões do assoalho pélvico, incluindo uma episiotomia sem a necessidade.

A fisioterapia pélvica tem inúmeros benefícios no preparo da região perineal para a hora do parto, utilizando técnicas de relaxamento efetivo, respiração e posicionamento, facilitando o nascimento do bebê.

Após o parto, a fisioterapia auxilia a mãe com exercícios perineais para recuperação muscular, orientações posturais, funções intestinais e miccionais, vida sexual, retorno às atividades físicas e de vida diária.

As recomendações são igualmente válidas para quem deu à luz por meio de cesárea, por conta de toda mudança do corpo neste período e do peso que o assoalho pélvico precisou sustentar durante os nove meses.

A Equipe Gesta Vida dispõe de uma fisioterapeuta com ênfase em fisioterapia pélvica para preparar seu períneo durante a gestação e no pós-parto.

Agende sua consulta.

ONDE ESTAMOS

Hospital Santa Helena
SHLN Quadra 516 Conjunto D
Asa Norte, Brasília

Marcação de Consultas e Exames
61.3215-0000