Contato Pele-a-Pele após o Parto

A importância deste momento:

Chegou o momento de conhecer  seu bebê!

Após 9 meses de espera, expectativas, ansiedade e receios o dia deste encontro finalmente chegou.

O nascimento é o momento em que mãe e bebê se encontram pela primeira vez face a face, num encontro emotivo, intimista e profundo.

O nascimento marca o início de uma ligação profunda que permanecerá por toda a vida. É o momento de dar as boas vindas e principalmente de conhecer seu bebê.

O que é o contato pele-a-pele?

No momento logo após o nascimento, o recém-nascido é colocado, sobre o peito materno. O toque, o cheiro e a temperatura proporcionados pelo contato pele-a-pele, de forma contínua e prolongada, é um poderoso estimulante dos sentidos.

O contato pele-a-pele mãe-filho deve ser contínuo, prolongado e estabelecido entre toda a mãe-filho saudáveis.

O contato pele-a-pele acalma o bebê e a mãe que entram em sintonia única proporcionada por esse momento. Auxilia na estabilização sanguínea, dos batimentos cardíacos e respiração da criança. Reduz o choro e o estresse do recém-nascido com menor perda de energia e mantém o bebê aquecido pela transmissão de calor de sua mãe.

O contato pele-a-pele é uma das medidas inseridas no quarto passo da política dos “Dez passos para o sucesso no aleitamento materno” definida pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança, da OMS/ UNICEF (1991), que orienta para: “Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento, ou seja, colocar os bebês em contato pele-a-pele com as suas mães imediatamente após o parto durante, pelo menos, uma hora e encorajar as mães a reconhecerem quando os seus bebês revelam sinais que querem mamar, oferecendo ajuda, quando necessário.”

Vantagens do contato precoce pele-a-pele mãe-bebê:

1. Promoção do vínculo e do apego mãe-bebê e pai-bebê;

2. O calor produzido pelo corpo da mãe protege, naturalmente, o recém-nascido do frio;

3. Estabilização da frequência respiratória e nível de glicemia do bebê;

4. O contato pele-a-pele acalma o bebê, ele chora menos e o stress provocado pelo trabalho de parto é atenuado;

5. Possibilita o reconhecimento e a exploração pelo bebê do corpo materno;

6. Promoção da sucção eficiente e eficaz, essencial para o sucesso da amamentação e para o prolongamento da duração do aleitamento materno;

7. Estudos demonstram que quando se administra a injeção de vitamina K ao recém-nascido, com este em contato pele-a-pele, verifica-se uma diminuição do choro;

8. Colonização do recém-nascido com a flora bacteriana da pele materna antes de entrar em contato com bactérias hospitalares, ajudando a prevenir infecções;

9. A ligação precoce mãe-bebê permite um aumento da confiança das mães para cuidar dos seus bebês e promove uma melhor adaptação do recém-nascido à vida extra uterina.

 

Nos casos em que o contato precoce não pode ser realizado imediatamente após o parto, quando a vitalidade do bebê encontra-se prejudicada e/ou por momentos de fragilidade da mãe, ou nos casos de cesáreas, o contato deve ser retomado imediatamente assim que mãe-filho estiverem em condições físicas e emocionais adequadas.

E se eu tiver uma cesariana?

As conclusões de um estudo recente demonstraram que, nos casos de cesariana, assim que o recém-nascido é colocado em contato pele-a-pele com o pai, há uma redução significativa do choro, promovendo o conforto. Os bebês adormecem rapidamente e desenvolvem reflexos de sucção e procura mais vigorosos enquanto estão acordados.

Infelizmente poucas equipes médicas e maternidades incentivam o contato prolongado pele-a-pele após a cesárea por vários motivos, o principal deles seria a temperatura da sala de cirurgia, que geralmente não é a temperatura adequada para o recém-nascido.  A equipe Gesta Vida está trabalhando em conjunto com a Maternidade Brasília para melhorar este momento único.

Nós da equipe Gesta Vida, como profissionais de saúde sabemos da importância deste contato e possuímos um papel determinante na realização precoce do contato pele-a-pele, estimulando-o e facilitando a prorrogação dos cuidados de rotina do bebê nos casos em que este cuidado possa ser prorrogado.

Consulte seu médico assistente e tire suas dúvidas sobre o contato pele-a-pele.

ONDE ESTAMOS

Hospital Santa Helena
SHLN Quadra 516 Conjunto D
Asa Norte, Brasília

Marcação de Consultas e Exames
61.3215-0000